A semana da SIPAT é voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças do trabalho.

          A SIPAT é uma das atividades obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), devendo ser obrigatoriamente realizada todo ano.

          É muito importante que a CIPA se organize com antecedência para tratar dos assuntos da SIPAT, pois neste evento é possível detectar diversas necessidades da empresa que possam ser supridas durante e após a SIPAT.

Como surgiu a SIPAT?

      A SIPAT originou-se no ano de 1971 conforme o decreto 68255, no qual instituiu a Campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho, levando em consideração o alto índice de trabalhadores acidentados na época. Instituiu-se assim a SIPAT como obrigatória com execução em qualquer período do ano segundo a legislação brasileira. Acidentes, saúde, alimentação saudável, alcoolismo, tabagismo e doenças sexualmente transmissíveis são os temas obrigatórios na realização de uma SIPAT.

Como organizar uma SIPAT?

        A organização de uma SIPAT é uma fase extremamente importante para que ela seja concretizada com sucesso. Definição de responsabilidades destinadas a cada equipe; escolha de um coordenador; divisão de tarefas; programação das reuniões ao decorrer do ano; definição de data e frases de impacto para divulgação da sua SIPAT para a empresa são algumas das etapas indispensáveis.

Alguns temas interessantes para SIPAT.

– Prevenção e combate a incêndio;

– Como evitar os acidentes de trabalho;

– Como evitar os acidentes de trajeto;

– Ler (Lesão por Esforço Repetitivo) e Dort (Distúrbio Osteo-muscular Relacionado ao Trabalho);

– Tabagismo;

– Alcoolismo;

– Formas de tratamento cordial entre as pessoas: Sabemos que uma das maiores causadoras de brigas no ambiente de trabalho acontece a partir do modo como as pessoas se relacionam.

Brincadeiras de mau gosto, forma de se vestir, tom de voz ideal no diálogo, palavras que devem ser evitadas, o modo correto de chamar atenção (correção), forma de tratamento via e-mail, são exemplos de item que podem ser abordados nesse tipo de palestra.

– Alimentação saudável;

– Meio ambiente e uso dos recursos naturais de forma consciente;

– Evitando as gambiarras no ambiente de trabalho e em casa;

– O que é e para que serve a CIPA: Apresentar a CIPA e o objetivo dela aos funcionários. Mostrar que a CIPA é uma aliada em favor do bem de todos os funcionários.

Palestra indicada para empresas na qual os funcionários tem resistência a CIPA e aos cipeiros em geral.

– Por que devo usar EPI: Mostrar a importância do uso dos EPI’s. É importante apresentar números de acidentes, taxas de atenuação de ruído e outros.

– Colabore com sua segurança: Ninguém pode fazer mais pela segurança do funcionário do que ele mesmo. Mostre a ele que o poder maior de segurança está nas mãos dele.

– Não seja omisso seja ativo e evite acidentes: Estimule a participação dos funcionários para tornar o ambiente de trabalho mais harmonioso e seguro. Quando todos se tornam fiscais de todos, a segurança acontece naturalmente. Mas, para isso o primeiro passo é conscientizar.

– Como produzir com qualidade e segurança;

– A importância do EPC e do EPI: Noções sobre uso, quarda, conservação dos EPC’s e EPIs.

– A pressa é uma aliada…. do acidente!

– Respeito o limite do seu corpo: Esse é bom para palestrar em empresas de transporte de cargas manuais.

– Não retire as proteções coletivas das máquinas;

– Não use o ar comprimido para limpar seu corpo: Faça um estudo detalhado sobre o uso do ar comprimido para limpeza pessoal. Mostre dados, números de acidentes, como os acidentes acontecem, por que acontecem, e opções para a limpeza do corpo usando outras formas…    

Nossos Endereços

Rua Valdionor Beloti, n° 74 - Vila Santo Antonio do Portão, Cotia - SP

(11) 9.7575- 5294

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram