Ponto de Ancoragem

      Com o seu importante papel para trabalhos em altura, a ancoragem consiste em sistemas que fixam os acessórios responsáveis por evitarem quedas e consequentemente acidentes fatais. Compondo esse sistema, um dos principais acessórios são os pontos de ancoragem.

O que são os pontos de ancoragem?

      São estruturas alicerçadas nas estruturas de edifícios, de forma estratégica. As mesmas permitem que cordas e cabos sejam acopladas servindo de sustentação para equipamentos de proteção coletiva e individual.

      A ancoragem pode ser fixada às estruturas metálicas ou concreto, através de chumbamento químico ou mecânico. Um tipo de ancoragem que temos são os olhais  também conhecidos como esperas de ancoragem ou ancoragens prediais, são forjados a partir de uma única peça sólida de aço Inox 316, eliminando quaisquer possibilidades de trincas ou bolhas. 

    A ancoragem predial ou espera de ancoragem pode ser instalada em pontos estruturais de edificações, lajes de concreto, colunas, vigas em geral e outros componentes estruturais. Sua instalação é simples, pouco invasiva, esteticamente aceitável e possuí excelente custo-benefício.

     As ancoragens prediais devem ser ensaiadas individualmente após sua instalação.

Quais são os equipamentos de proteção mais utilizados?

      São aparatos como linhas de vida, andaimes, cadeiras suspensas e escadas marinheiro que se mantêm estáveis garantindo a integridade dos usuários.

      Para assegurar a total segurança, tanto a instalação e utilização desses sistemas e ferramentas devem estar de acordo com as orientações da NR 18 e da NR 35.

       A NR 35 estabelece os requisitos e medidas de proteção para o trabalho em altura, desde a organização à execução. Já a NR 18 padroniza os procedimentos administrativos visando a implementação de medidas preventivas.

     O objetivo de ambas é a redução de riscos de acidentes, visando a padronização tanto do trabalho quanto dos equipamentos utilizados em operações em altura.

     Em edifícios com no mínimo doze metros de altura, quatro pavimentos ou trabalhos realizados em alturas a partir de dois metros de altura, o uso de pontos de ancoragem NR 35 e equipamentos de proteção são obrigatórios.

     Sejam edificações novas ou antigas, suas estruturas devem dispor de pontos de ancoragem NR 35 para o acoplamento dos acessórios para proteção.

      De acordo com as normas regulamentadoras, os pontos de ancoragem NR 35 devem ser constituídos por materiais resistentes, protegidos contra corrosão e que não provoquem desgaste. A maioria dos pontos de ancoragem NR 35 são constituídos de aço inoxidável garantindo assim, a qualidade dos pontos de ancoragem NR 35, dos pontos e cabos.

     

   Pela existência de diferentes métodos de fixação dos pontos de ancoragem NR 35, tipos de edifícios e de operações, é necessária uma análise. Como resultado dessa análise, é formado um projeto indicando os métodos e equipamentos adequados para o desenvolvimento do empreendimento.

      Tudo isso faz os pontos de ancoragem NR 35 serem indispensáveis para a proteção em trabalhos na construção civil e em setores industriais.

Nossos Endereços

Rua Valdionor Beloti, n° 74 - Vila Santo Antonio do Portão, Cotia - SP

(11) 9.7575- 5294

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram